top of page

O Convite de Casamento

  • 2 de mar. de 2015
  • 3 min de leitura

Sabe aquela famosa frase sobre a "Primeira impressão"?

Pois essa é a principal razão que torna a escolha do convite de casamento algo tão importante.

O convite será a primeira imagem que seus convidados terão do seu casamento. O estilo, o nível, a forma, tudo estará "impresso" ali...

Mas você verá que, seguindo algumas regrinhas práticas e simples essa escolha não será tão difícil assim:

DICAS BÁSICAS

A escolha do convite de casamento deve levar em conta o estilo do casal e o estilo da cerimônia e festa do casamento. Precisa estar em harmonia com a decoração do casamento e o local onde será a recepção do casamento, seja ele: buffet, salão de festa, sítio de casamento ou mansão.

O tipo de convite de casamento está diretamente ligado ao tipo de cerimônia do casamento: formal, informal, temática ou personalizada, ou seja, uma cerimônia de casamento formal pede um convite de casamento formal ou tradicional, mas se os noivos optarem por uma cerimônia de casamento temática, o ideal é fazer um convite de casamento temático, para que o convidado, ao receber o convite de casamento, já entre no clima da festa.

Dependendo do estilo da festa de casamento é importante adicionar ao convite de casamento um cartãozinho com o R.S.V.P. (Répondez Sil Vous Plâit - Responda por favor), que deve ser acompanhado pelo telefone e nome do responsável pela confirmação. Se preferir, pode usar também o termo "Favor confirmar presença". Caso necessário estipule uma data limite para confirmação, geralmente uns 10 dias antes do casamento.

Após definir o tipo de convite de casamento é importante a noiva e o noivo pensarem na subscrição dos convites de casamento. Para isso, a melhor opção para os noivos é contratar os serviços de um calígrafo (a).

Se preferirem, o noivo ou a noiva pode subscrever o convite de casamento, desde que tenha uma boa caligrafia e bons conhecimentos de português.

Quando for entregar seu convite de casamento, pegue sua lista de convidados e, conforme for entregando os convites de casamento, anote um "ok" ao lado do nome do convidado.

Depois faça um ckeck list na sua lista de convidados para saber se entregou todos os convites de casamento, assim não corre o risco de deixar um amigo querido de fora porque o convite dele ficou perdido atrás do banco do carro ou nas dobras do sofá.

Como deve ser o convite de casamento?

Depois de ter encontrado a pessoa que deseja compartilhar todos os momentos de sua vida, é chegada à hora de escolher o tipo de convite de casamento que partilhará este momento com seus convidados.

Mas como saber qual o melhor tipo? Qual a caligrafia? O que subscrever? Qual o pronome de tratamento deve ser utilizado? São tantos os detalhes que fazem toda diferença!

O convite de casamento deve exprimir a personalidade do casal, combinar com o estilo de cerimônia escolhido - clássico, informal ou temático - o local onde será realizada a recepção e as cores predominantes da decoração.

Os modelos tradicionais nunca saem de moda. Eles poderão ser nos tons de branco, marfim ou cinza, retangulares ou quadrados e impressos com letras clássicas arredondadas. Mas podem ser inovados com papéis texturizados ou jateados em ouro e prata, adotando uma nova roupagem sem perderem o estilo.

Para noivos que não têm medo de ousar, o mercado oferece muitas novidades, nas mais variadas cores, papéis e estilos. Podem ser tom sobre tom, contrastes nítidos, pintados à mão, confeccionados em tule, fibras de bananeira, coco e até casca de palmito. Com o modernismo em alta, as variedades vão desde caricaturas a strass, e com formatos e tamanhos variados.

Os tons de terra, laranja, bege e marrom estão em alta para casamentos diurnos e informais. Podem ser finalizados com lacres feitos de sementes como trigo, folhas secas, flores, etc. O importante é que eles possam expressar este momento mágico a seus convidados de acordo com a personalidade dos noivos.

Mas não se esqueça de pesquisar bem antes de contratar este serviço e faça-o com tempo hábil de pelo menos quatro meses, para que os convites possam ser entregues no prazo máximo de 30 dias antes da cerimônia.

Outro detalhe importante: evite colocar os cartõezinhos com o nome e endereço de lojas com as listas de presentes, e também aqueles com o endereço da recepção, para que alguns convidados não se sintam excluídos.

Sugestão: na hora de definir seu convite de casamento, tente fazer algo mais simples, que se identifique com o seu jeito de ser, de maneira que todos possam compartilhar com você este momento de felicidade.

convite-de-casamento-noivinhos-capa-vermelha-parte-interna-aspen-294x300.jpg


 
 
 

Comments


bottom of page